(51) 99227-8584

Infertilidade

A infertilidade é um problema de saúde que afeta a capacidade de engravidar ou a capacidade de levar uma gravidez até o parto. Geralmente, esse problema pode ser identificado por uma interrupção, cessação ou distúrbio das funções do corpo, sistemas ou órgãos do trato reprodutivo masculino ou feminino.

Uma avaliação com um especialista deve ser realizada nos casos em que os pacientes estejam tentando engravidar há mais de 12 meses, sem utilização de métodos contraceptivos e tendo relação sexual desprotegida com regularidade. A avaliação em intervalos de tempos menores pode ser necessária caso a idade ou achados físicos determinem avaliação e tratamento anteriores.

Ivan-Site

O que é fertilidade normal e quando se torna infertilidade?

Se você está tentando engravidar há mais de um ano, pode ter infertilidade.

A infertilidade é uma doença do sistema reprodutor que prejudica uma das funções mais básicas do corpo: a concepção dos filhos. A concepção é um processo complicado que depende de muitos fatores, como:

  • a produção de espermatozoides saudáveis pelo homem e óvulos saudáveis pela mulher;
  • as trompas de falópio desbloqueadas que permitem que o espermatozoide alcance o óvulo;
  • a capacidade do espermatozoide de fertilizar o óvulo quando se encontram;
  • a capacidade do óvulo fertilizado (embrião) de se implantar no útero da mulher;
  • da qualidade do embrião;
  • da “saúde” do embrião;
  • do ambiente hormonal adequado para o desenvolvimento do feto Quando apenas um desses fatores é prejudicado, pode resultar em infertilidade.


Quão comum é a infertilidade?

A infertilidade afeta 10%-15% dos casais. Isso a torna uma das doenças mais comuns para pessoas entre 20 e 45 anos. Além disso, quanto mais tempo uma mulher tenta engravidar sem conceber, menores são suas chances de engravidar sem tratamento médico. A maioria (85%) dos casais com fertilidade normal conceberá dentro de um ano de tentativas. Se um casal não conceber no primeiro ano, sua chance de conceber diminui a cada mês. Isso acontece mais rapidamente à medida que a mulher envelhece.